Android snippet – Usando um Device para desenvolvimento

13 07 2011

Como eu já disse varias vezes, o emulador do Android é MUITO lento, dependendo da aplicação demora segundos coisas que são quase instantaneas em um aparelho de verdade.

Mas assim como é possivel enviar o APK durante desenvolvimento para o AVD (Android Virtual Device), também é possivel envia-lo diretamente para um aparelho conectado no computador.

Para fazer isso, basta ter um aparelho com Android e o ambiente de progamação instalado.

Primeiro:
No seu Device com Android, vá em Configuração > Aplicações > Desenvolvimento, e habilite “Depuração de USB”.
Conecte seu aparelho via USB no computador.

No Eclipse, vá na perspectiva DDMS, e na lista de devices, escolha o seu aparelho que apareceu.

Se invés de um id, tiver aparecido varias interrogações como na foto abaixo, é preciso reiniciar o adb em modo root.

Para isso:
Via terminal, navegue até a pasta de instalação do Android SDK.

Dentro dela, vá em platform-tools e execute os seguintes comandos:

./adb kill-server
sudo ./adb root

PS: Esses são os comandos unix, para Windows deve ser algo bem parecido (provavelmente sem o ‘./’)

Agora volte ao Eclipse e selecione seu device.

Crie uma aplicação de teste para a mesma versão do Android do seu device.

Vá em Run As.. Android Application, e seu aplicativo será aberto no device.

Se o AVD também estiver aberto é possivel que o seu aplicativo rode nele, para mudar isso, entre em Run As.. > Run Configurations.. na aba Target escolha “manual”, quando rodar a aplicação ele vai mostrar a lista de devices para escolher em qual lançar, no modo automatic sem nenhum “preferred Android Virtual Device” selecionado ele também exibe a lista, a diferença é que se tiver apenas um AVD disponivel o seu aplicativo roda-rá nele.

Ações

Information

29 responses

31 08 2011
linaferreira

Marky,

Eu tenho uma dúvida básica em relação ao desenvolvimento no Android. Por exemplo, para desenvolver uma aplicação eu tenho obrigatoriamente que utilizar as Views http://developer.android.com/resources/tutorials/views/index.html ou posso desenvolver meus botões e campo na mão sem o uso dos XML’s ?

Explicando: Fazer o desenho do Relative Layout (do link acima) sem usar o XML ?

Tchauzin!

31 08 2011
linaferreira

Na verdade, pelo que andei lendo, preciso criar o XML (View) e por meio do código Java buscar meus botões, listas e campos adicionados no XML por meio de seus ID’s.

Basicamente isso, né?

31 08 2011
MarkyHitchhiker

Basicamente é. Mas voce pode criar na mão também estilo Swing, mas é bem mais chato.

10 10 2011
Duodécimo

Muito legal, Marky, conseguí rodar minha primeira aplicação em meu colby kyros MID8024 (android 2.2).
Eu uso linux slackware.(13.37 64 bits).
Tive que logar como root, ir na pasta android-sdk-linux_x86/platform-tools, e lançar:
./adb kill-server
./adb start-server
./adb devices

Compilei com o netbeans 7.01 (apenas tive que usar o jdk 1.6, ao invés do 7).

Vlw!

10 10 2011
MarkyHitchhiker

Boa, agora voce pode fazer como eu e esquecer o emulador.

28 11 2011
Luiz

Não consigo testar no meu dispositivo. Habilitei nas opções de desenvolvimento do meu celular e já coloquei manualmente lá no Eclipse, pra ele naum pegar uma AVD automaticamente. Mesmo assim não consigo testar, pois não aparece nenhum dispositivo.

Alguém pode ajudar?

28 11 2011
MarkyHitchhiker

Dependendo do device voce vai precisar dos drivers de comunicação USB deles. O meu motorola precisei fazer isso no Windows.

7 04 2013
Douglas Defcon

Eu atualizei o drive do meu Galaxy S3 e mesmo assim não apareceu. O que pode ser?

11 04 2013
MarkyHitchhiker

Procure os drivers de desenvolvimento, os aparelhos da Samsumg por default tentam se conectar via Kies.

19 12 2011
Ricardo Lazio

Caro amigo,

Não estou conseguindo fazer o meu Galaxy 551 como emulador… =/

Realmente, usar o emulador AVD é horrível mesmo… é muitoo LENTO…. aff..

me ajuda ae… msn: ricardo_lazio@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/ricardolazio

me ajudaa ae.. urgentee…. preciso programar e na hora de executar… não quero mais pelo emulador.. super-lerdo….. rs,

Abraços..

19 12 2011
MarkyHitchhiker

Voce ta no Windows? Baixou os USB drivers do seu aparelho?

29 02 2012
Gustavo

Segui e deu tudo certo. Realmente tem que baixar e instalar os driver USB para o aparelho que você usará para testar.
No meu caso, é um Samsung Galaxy S. Encontrei os driver para windows aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=728929

10 05 2012
Uriel

Boa Noite,
Nesse tutorial, é ensinado apenas como Rodar o app temporariamente, gostaria de saber como transferir o app permanentemente para o dispositivo.

Grato, Uriel

11 05 2012
MarkyHitchhiker

Na verdade o adb instala o aplicativo e manda executar o main.

Um icone vai ser criado nos seus aplicativos e ele continuará instalado com a ultima versão que rodou.

3 06 2012
Bruno

Boa!!!! Parabéns pelo post, achou bastante.

4 06 2012
MarkyHitchhiker

Valeu!

7 06 2012
Emulando suas aplicações diretamente no celular « @tgmarinho

[...] Se você quiser ver na teoria recomendo esse blog [...]

15 06 2012
cleber

Olá, estou usando o Slackware 13.37 64 bits e quando mando compilar aparece estás msgs de erro:
Android Launch!
[2012-06-15 21:53:50 - HelloAndroid] The connection to adb is down, and a severe error has occured.
[2012-06-15 21:53:50 - HelloAndroid] You must restart adb and Eclipse.
[2012-06-15 21:53:50 - HelloAndroid] Please ensure that adb is correctly located at ‘/opt/android-sdk-linux/platform-tools/adb’ and can be executed.

O adb está na pasta correta, é executável e mesmo assim surge a msg de erro quando mando rodar.

Ja tentei ./adb start-server

e não adianta.. Será que tem mais alguma coisa que posso tentar?

Valeu

15 06 2012
cleber

Outro erro agora…

./adb start-server
* daemon not running. starting it now on port 5037 *
* daemon started successfully *
root@darkstart:/opt/android-sdk-linux/platform-tools# ./adb devices
* daemon not running. starting it now on port 5037 *
cannot bind ‘tcp:5037′
ADB server didn’t ACK
* failed to start daemon *
error: cannot connect to daemon

17 06 2012
MarkyHitchhiker

Vish.. esse erro nunca vi.

Tentou iniciar como super user usando ./adb root?

17 06 2012
Duodećimo

Caro cleber,

Posso estar enganado, mas me parece que você não configurou sua rede e serviços de rede básicos no Slackware.

Talvez se você seguir os procedimentos (em especial do capítulo 5) encontrados em http://www.slackbook.org/, possa solucionar seus problemas.

Eu uso o Slackware 13.37 64 bits e tudo funciona sem problemas, inclusive o comando ./adb start-server.

A diferença é que programo com o Netbeans IDE, com a extensão NBAndroid, obtida no projeto Kenai, e após intalá-la, configurando o caminho do android-sdk.

5 09 2012
David McCartney

Teve uma duvida de como faço para trabalhar com o banco de dados no android…

5 09 2012
MarkyHitchhiker

Voce pode usar o SQLite que já vem embutido na API.

24 03 2013
yurith lucas

Mark , ontem eu comprei um Celular com Android , ainda sou novo nisso e queria saber como Baixar um Aplicativo , pq quando eu vou no https://play.google.com e tento baixar alguma coisa , ele dá assim
Você não possui dispositivos. , oq eu faço?

11 04 2013
MarkyHitchhiker

Se voce logar com a conta que voce se cadastrou no device pelo browser voce pode ver os devices. Também, verifique se seu dispositivo é compativel com o aplicativo.

Ou então utilizar o aplicativo Google Play pelo proprio dispositivo.

6 04 2013
Clairton

Cara estou com uma duvida,

Quando instalo o aplicativo(que eu desenvolvi pelo eclipse) no meu aparelho ele instala com dois icones das duas classes que eu criei. Tem como deixar apenas um icone, como os outros ?

11 04 2013
MarkyHitchhiker

Voce deixou dois para MAIN no AndroidManifest.xml do seu aplicativo, isso causa um icone para cada launcher declarado lá.

8 09 2013
Welington

Senão tiver os drivers do celular instalado também não funciona, tive que instalar o Kies da Samsung aqui, para conseguir reconhecer o celular como dispositivo.

9 09 2013
MarkyHitchhiker

No Windows é necessario mesmo, tive que fazer isso com aparelho da Samsung também.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 154 outros seguidores

