Eu sei que está atrasado, mas decedi tirar os posts do rascunho desse blog.

Tive o prazer de ir no evento Google Developer Day, que foi realizado no Sheraton WTC Hotel, e aqui está um resumo do que eu vi por lá:

A primeira palestra que eu queria ver era: “What’s new and important in Android“, mas como a sala estava lotada acabei indo ver: “Google+ and the +1 Button” com Timothy Jordan, nessa palestra aprendi como oferecer conteudo para ser compartilhado pelo +1 (para os mais tecnicos, é via Schema.org), e como esse movimento social cria engajamento nos produtos.

A segunda palestra que vi foi: “Android Market for Developers” com Dan Galpin, onde foram apresentados dicas para filtrar seus aplicativos por dispositivo e também como fazer dinheiro com apps. Também descobri que existem 170 milhões de devices ativos com Android hoje em dia.

Depois do launch com lanche natural, del vale, bombons, barra de cereal e uma maça, fui ver “Excellence in the Android User Experience” com Bruno Oliveira, onde foram apresentadas dicas de design, a utilidade da ActionBar (presente no Android 3.0 em diante), como um usuario Android espera que um aplicativo se comporte e também avisos importantes sobre como o botão return presente nos devices devem se comportar.

A proxima palestra e a qual eu estava mais interessado em assistir foi: “High-performance graphics for Android” com Dan Galpin, onde foi falado das otimizações de desenho e o novo pipeline grafico usado nos dispositivos com Android 3.0 (Honeycomb), e também como utilizar a flag hardwareAccelerated (com suas limitações) para deixar a aplicação mais “fluida”.

O dia ainda não havia termina e continuei na mesma sala para ver “Google TV: Open for Android Developers”, onde vi como aplicações Android 3.0 podem facilmente ser portadas para a TV, tendo em mente que não existe touch (tudo via D-Pad), e tambem dicas de design para serem usadas em aplicações desse tipo. Nessa palestra vi horizontes totalmente novos do que ainda está por vir.

Para finalizar já que a trilha de Android tinha acabado, fiquei um tempo assistindo a “Chrome DevTools Tips and Tricks“, e aprendi como usar o Chrome como ferramenta de web design, para medição de trafego, benchmark para render, editor CSS e muitas outras features.

Sobre os brindes: Em todos Google events, são distribuidos varios brindes para quem foi, admito que fiquei meio decepcionado quando abri minha sacola e só tinha um bloco de notas, uma caneta, uma camiseta simples escrito Google (Eu queria uma com ANDROID!!!!) , adesivos com os atalhos do Gmail e um vale de R$150 do Adwords e ao final também foi entregue uma capa para notebook.

Conclusão, foi um evento legal. Android foi o destaque e com certeza vou melhorar meus projetos com o que aprendi.