Está pagina resume todo o roteiro dos artigos que postei e postarei sobre desenvolvimento para devices com Android.

Cada link do roadmap abaixo é um artigo para aprender sobre o assunto.

Ainda não sabe o que é Android? Pare agora e veja um overview da plataforma.

Para aqueles que querem aprender sobre desenvolvimento de jogos no Android, podem ver este artigo que escrevi para o Ponto V!

A IDE utilizada para programar para Android é o Eclipse com o ADT Plugin, veja como configurar o ambiente e entenda os controles do emulador. Após criar seu primeiro projeto de teste, entenda como funciona a estrutura e organização da aplicação e como escrever uma atividade que será a cara da sua aplicação. O Android conta com algumas Views por padrão, e algumas delas são discutidas aqui.

Trabalhar com o emulador é MUITO lento, a melhor maneira de testar seus aplicativos é em um device real, veja como enviar sua aplicação direto do eclipse para teste.

Para aqueles que já sabem alguma coisa de Android, e estão procurando dicas para deixar suas aplicações melhores, a série de code-snippets mostra alguns problemas comuns e suas soluções.
Gallery – Componente para visualização de imagens em scroll, para escolher CDs, livros e etc..
Fullscreen – Veja como é fácil colocar sua Activity em fullscreen.
Toasts – Maneira simples de exibir algo ao usuario.

O Android possui Views para exibir listas como o ListView, GalleryView e GridView, as celulas das listas são descritas via Adapters. (Artigos pendentes).

AsyncTask & Executors estão disponiveis no Android para orquestramento de execução de Threads.

APIs embutidas na “standard library ” desde Android 2.1:

SQLiteOpenHelper; Apache Http; JSON

“Publicando seu aplicativo” é necessario gerar uma keystore e armaneza-la (para sempre) a fim de assinar seu aplicativo para release, demais formalidades consultar o Google Play.

Android Canvas é a superficie grafica para desenhar nossas View personalizadas.

Assim que eu continuar os artigos eu acrescento mais aqui.